Terapia corporal: conheça o conceito e entenda porque cuidar de você
top of page

Terapia corporal: conheça o conceito e entenda porque cuidar de você

Sabe quando você tem uma dor de cabeça chatinha e persistente? Também pode ser uma dor nos joelhos, nas costas e até no estômago? Mas não sabe qual é a causa e menos ainda como tratar? Saiba que existem algumas dores que aparecem em nosso corpo que estão relacionadas com nosso equilíbrio emocional. Por isso, uma terapia corporal pode ser bastante útil.

Enxaquecas, dores em determinadas regiões do corpo, febre e outros sintomas podem ser, na verdade, sinais de problemas emocionais e psicológicos. Porém, terapias convencionais muitas vezes não são suficientes para libertar uma pessoa dessas “amarras”.

Descubra neste artigo o que é a terapia corporal, suas técnicas e benefícios!

O que é a terapia corporal?

A terapia corporal é o conjunto de técnicas que desenvolvem corpo, mente e espírito. Esse tipo de terapia visualiza o corpo humano como um grande centro de somatizações e que fornece indícios de desequilíbrios que podem estar mascarados.

Se você já ouviu a expressão “o corpo fala”, saiba que ela está certa. O corpo expressa por linguagem não-verbal, dores e outros sinais que indicam sentimentos internos não resolvidos. Muitas vezes, essa linguagem diz muito mais do que a linguagem verbal.

A terapia corporal se utiliza dessa observação para estabelecer os procedimentos a serem aplicados. Essa prática busca eliminar problemas que por ora são inconscientes, mas que afetam a vida das pessoas, expressando-se por vias corporais.

Por meio de massagens e outras técnicas manuais, a terapia corporal traz à tona questões e “curam feridas” emocionais. Essas feridas se acumulam ao longo dos anos e muitas vezes não percebemos.

Portanto, a terapia corporal busca resgatar a verdadeira essência do ser humano, proporcionando uma vida mais leve, suave e feliz.

Quais são os benefícios da terapia corporal?

A terapia corporal entrega diferentes benefícios em várias esferas, tanto mentais quanto corporais. Por isso, é um excelente meio de se atingir mais equilíbrio na vida.

Relaxamento momentâneo

As diferentes terapias corporais trabalham o relaxamento profundo do corpo e da mente. Desse modo, a pessoa pode entrar em um estado mais favorável para se entregar ao terapeuta, que busca acessar seu inconsciente destravando tensões.

Esse relaxamento também auxilia a pessoa a adotar um ritmo de vida mais tranquilo e a reavaliar suas ações e pensamentos.

Redução da ansiedade

A ansiedade é um dos problemas que gera diferentes situações que se acumulam no corpo, e a terapia busca justamente reduzi-la.

Em um estado muito ansioso, a pessoa tende a não realizar seus desejos e a tomar atitudes equivocadas e impulsivas, além de não raciocinar com calma a respeito de sua vida.

A partir da redução da ansiedade é possível ter maior lucidez , criatividade e percepções positivas sobre a vida.

Evolução da qualidade de vida

Após algumas sessões de terapia corporal, os efeitos fisiológicos proporcionados estimulam um melhor funcionamento do organismo. Circulação sanguínea, respiração e imunidade ficam fortalecidos.

Também, por facilitar a eliminação de autossabotagem, medos e traumas, a pessoa pode perceber melhor quais são os seus verdadeiros potenciais.

Redução de problemas

Problemas de saúde tendem a diminuir com a adoção da terapia corporal, já que as massagens e outras técnicas estimulam o corpo e ativam pontos de energia vital.

Quais são os tipos de terapia corporal?

Há diferentes tipos de terapias corporais, cada qual com seus métodos e potenciais de ação diferentes. Todas sempre convergem para a evolução mental, espiritual e corporal.

Reflexologia

A reflexologia é um tipo de massagem aplicada nos pés, e tem o objetivo de ativar e energizar órgãos vitais, por meio de movimentos na planta dos pés. Essa massagem também proporciona relaxamento e sensação de bem-estar. 

Argiloterapia

É uma terapia corporal que se utiliza do poder revigorante da argila, buscando evitar inflamações ou reduzi-las, eliminando toxinas do corpo.

A argiloterapia é um método que consiste na aplicação da argila em pontos específicos do corpo, depois exposição ao sol, e por último uma ducha fria que estimula a circulação sanguínea.

Massagem facial

É uma massagem feita com máscara umectante, que cria uma fina camada protetora na pele. Também, é aplicado um creme suave ou óleos essenciais. A massagem facial promove hidratação profunda, limpeza dos poros e relaxamento.

Escalda pés

O escalda pés é um ritual milenar de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma. Flores, ervas, óleos essenciais e sais podem servir de matéria prima, ajudando a eliminar toxinas através da pele. Essa técnica é indicada para tratamento de estresse, nervosismo, fadiga, problemas de circulação e insônia.

Gomagem

A gomagem é uma aplicação de sal grosso e mel pelo corpo com leve esfoliação manual. Esse tratamento estimula a renovação celular, a nutrição e rejuvenescimento da pele.

Posteriormente, é feito um banho frio para ativar toda a circulação sanguínea, promovendo a saúde da pele e relaxando corpo e mente.

Hidromassagem

É uma técnica que se utiliza de jatos de água quente no corpo, dentro de uma banheira, para auxiliar na circulação sanguínea. Também, o efeito favorece a diminuição do estresse e ansiedade, promovendo um alívio à mente.

Sauna turca

Feita em um barril de carvalho, com vapor d’água concentrado além de folhas de eucalipto na realização dos vapores. Essa técnica ajuda a hidratar o corpo, desobstruindo os poros e reduz a retenção de líquidos nos organismo. Uma experiência que alivia tensões e a ansiedade.

Banho de gengibre

O gengibre tem ação anti-inflamatória, estimulante e curativa, tanto no seu consumo quanto em um banho. Nessa técnica prepara-se um chá concentrado de gengibre que é aplicado com uma bucha vegetal sobre o corpo. Após o banho de fricção é feita uma massagem estimulante com óleos que ajuda o funcionamento de glândulas, elimina toxinas e ativa a circulação.

Descobrir-se é um processo que envolve mente, corpo e espírito, e a terapia corporal proporciona esse autoconhecimento de maneira relaxante e progressiva. Seja em qualquer aspecto da vida, esse método busca sempre devolver a autopercepção e harmonia.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre autocuidado, autoconhecimento e terapias alternativas!

7.935 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page