O que é Ayurveda e como ela pode melhorar a sua saúde? Descubra aqui!
top of page

O que é Ayurveda e como ela pode melhorar a sua saúde? Descubra aqui!

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Você sabe o que é Ayurveda? Essa é uma filosofia médica oriental desenvolvida na Índia, há mais de 5 mil anos, que entende o complexo corpo-mente-espírito e propõe um estilo de vida que busca restabelecer a saúde e o bem-estar físico e emocional. Assim, o método engloba práticas no campo da nutrição, das terapias, da fitoterapia, da massagem, da Yoga e das purificações.

Em oposição à medicina ocidental, focada em especialidades, em distúrbios e no uso de medicamentos isolados, a Ayurveda preconiza que somente o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com outros seres vivos e com a natureza é capaz de tornar uma pessoa realmente saudável e feliz.

Quer saber um pouquinho mais sobre a medicina ayurvédica e sobre como ela pode melhorar a sua qualidade de vida? Então, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é Ayurveda?

A palavra Ayurveda tem origem no sânscrito, uma língua extinta indiana. Ayus significa vida e veda traduz-se como conhecimento, sabedoria ou ciência. Dessa forma, Ayurveda é o conhecimento que propõe uma vida saudável baseada no equilíbrio do indivíduo com as leis da natureza para que ele possa alcançar a felicidade.

Essa filosofia holística ancestral entende que a saúde de uma pessoa é o resultado da harmonia entre o corpo físico, a mente (manas), a alma (atman) e a energia vital (prãna), contrapondo-se à definição da medicina tradicional do Ocidente, como a ausência de doenças. Essa sabedoria indiana interpreta a saúde como um estado de completude.

E, para atingir esse estado harmônico, a longevidade e a vitalidade, a medicina ayurvédica utiliza práticas e técnicas para criar um modo de vida mais consciente, tais como:

  1. alimentação;

  2. uso de plantas medicinais;

  3. uso de terapias (aromaterapia, cromoterapia, meditação com repetição de mantras etc.);

  4. purificações (tratamentos que visam a limpar o intestino e as vias respiratórias);

  5. Yoga;

  6. massagem.

Como a Ayurveda vê o ser humano como único, há uma classificação dos indivíduos em três perfis, humores biológicos ou biotipos ayurvédicos (doshas): Vata (ar), Pitta (fogo) e Kapha (água). Eles exprimem características elementares que estão presentes em todos nós (emocionais, físicas, mentais e metabólicas), mas que se manifestam de maneira mais acentuada em cada pessoa.

Portanto, as técnicas aplicadas pela medicina ayurvédica têm como objetivo desfazer os desequilíbrios que apresentamos no nosso dosha, principalmente por meio da alimentação, da energia vital, da respiração e da circulação.

A filosofia indiana é milenar, mas foi só em 1984 que Vasant Lad fundou o Instituto Ayurvédico dos EUA. Foi nessa mesma década que essa ciência chegou ao Brasil e tornou-se mais popular com a disseminação dos conhecimentos pelo médico endocrinologista e escritor indiano Deepak Chopra e por outros praticantes e pesquisadores da área.

O que é a massagem ayurvédica?

A massagem é um dos pilares da Ayurveda e busca equilibrar os elementos dos três doshas a partir da circulação dos fluidos vitais. Dessa forma, a massagem ayurvédica nutre os tecidos do corpo e facilita a eliminação de toxinas.

Como cada indivíduo é único, as técnicas variam conforme o perfil de cada um. Por exemplo, movimentos lentos e envolventes são indicados para os do tipo Vata, enquanto gestos mais estimulantes, rápidos e profundos são comumente usados para quem é Pitta. Ambos os perfis exigem a aplicação de óleos essenciais.

Já para os perfis Kapha, a massagem é realizada com certos métodos, como a pressão e o amassamento, normalmente com a pele seca (ou com pós de ervas), para restabelecer a circulação da energia corporal. De modo geral, na massagem ayurvédica, os movimentos são suaves, deslizantes, drenantes e de tração.

Pedras, minerais e posturas da Yoga podem fazer parte das sessões, e as massagens são aplicadas por terapeutas ayurvédicos, que são qualificados e especialistas nessas técnicas indianas. Os profissionais têm conhecimentos amplos e, como a Ayurveda tem a nutrição como uma de suas bases, a massagem complementa os benefícios da alimentação balanceada.

Quais os benefícios da massagem ayurvédica?

As massagens são realizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas todas agem na pele, na musculatura, nas articulações e nas vértebras. Assim, relaxam a tensão, proporcionam um relaxamento profundo de todo o corpo e promovem uma desintoxicação.

De modo geral, os movimentos são feitos de baixo para cima, o que confere alegria e ânimo. Eles auxiliam a melhorar a circulação sanguínea e energética, conferindo bem-estar e, até mesmo, mais flexibilidade.

Entre os inúmeros benefícios que a massagem ayurvédica traz, podemos destacar os seguintes:

  1. melhora a circulação sanguínea e energética;

  2. melhora a imunidade;

  3. dissolve nódulos de tensão;

  4. desintoxica o organismo, realizando uma drenagem linfática (na medicina oriental, as toxinas são vistas como os pensamentos negativos e as emoções desequilibradas);

  5. dinamiza e centraliza os Chakras, promovendo uma sensação de paz e leveza intensa;

  6. ativa a energia de cada Chakra, o que fortalece os órgãos correspondentes a cada um;

  7. aumenta a circulação sanguínea do cérebro, melhorando a memória e a atenção;

  8. aumenta o desejo sexual;

  9. abre os seios nasais, aliviando congestões;

  10. alivia dores de cabeça;

  11. normaliza a pressão sanguínea;

  12. equilibra os órgãos sensoriais;

  13. regula a liberação da serotonina (neurotransmissor relacionado com o prazer e a satisfação);

  14. estimula a ação da tireoide, do fígado e as demais capacidades digestivas;

  15. aumenta a vitalidade.

Como você pôde notar, não são poucos os benefícios da Ayurveda. A sua eficiência tem sido cada vez mais comprovada, e a explicação para isso é simples: tudo o que ocorre no seu corpo físico, na sua mente e no seu espírito é resultado do que você se alimenta e da maneira como você pensa.

As nossas escolhas diárias determinam a nossa qualidade de vida e, aqui no Bálsamo Spa, acreditamos na máxima que diz que, para o corpo estar são, a mente precisa estar sã — e isso define o que é Ayurveda. A premissa para viver bem é buscar e manter a harmonia entre esses elementos e, para tal, você pode investir em algumas ações, como a Yoga, a culinária e a massagem ayurvédica.

Quer encontrar o seu ponto de equilíbrio, estabilizar a sua saúde e vivenciar uma sensação de relaxamento e bem-estar profundos? Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre Ayurveda? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudar! Teremos prazer em atender você.

2.950 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page