Saiba quais são as consequências do sedentarismo para a saúde

Saiba quais são as consequências do sedentarismo para a saúde

Atualizado: Jun 30

A maioria das pessoas entende que a prática regular de atividades físicas faz bem à saúde, mas você sabe exatamente quais são as consequências do sedentarismo? Muito mais que a preocupação estética, se exercitar é imprescindível para o físico e para a mente.

Chamamos de sedentarismo a ausência ou a diminuição das atividades físicas, que fazem com que a pessoa gaste menos de 2200 calorias (vindas dos exercícios) por semana. Dessa maneira, quem se encaixa nesse fator é sedentário. Neste post falamos sobre os malefícios de ficar parado. Vamos lá?

A importância das atividades físicas

Muita gente acha que praticar atividades físicas vale apenas para ficar com a silhueta em forma, construir músculos e se adequar ao padrão de beleza. Mas não é bem isso que acontece. Ela é fundamental para a saúde, pois o nosso corpo foi feito para se mexer. Algumas funções do nosso organismo são melhor executadas quando somos ativos.

Circulação sanguínea

O coração é quem bobeia o sangue por todo o corpo. No entanto, ele sozinho não dá conta. Não é à toa que os músculos da panturrilha são considerados o segundo coração. Ao nos movimentarmos, a contração dessa musculatura impulsiona o sangue de volta, fazendo com que a circulação sanguínea seja eficiente.

Sistema linfático

Enquanto o sistema circulatório tem a sua própria bomba (coração), o sistema linfático não. Sendo assim, ele depende do movimento do nosso corpo para conseguir drenar todos os fluidos. É por isso que as atividades físicas são ótimas para quem retém líquido com facilidade.

Nutrição e oxigenação

É por meio do sangue que os nutrientes e o oxigênio chegam até as células de todo o corpo. Se os exercícios ajudam a melhorar a circulação, logo auxiliam a chegada desses elementos aos tecidos, deixando-os mais saudáveis e prevenindo a morte precoce das células.

Quais são as consequências do sedentarismo?

O sedentarismo pode prejudicar a saúde mais do que se imagina. Quando não usamos os músculos, por exemplo, eles tendem a atrofiar, reduzindo o tamanho das células musculares e, consequentemente, o volume de massa muscular. As articulações também são afetadas, causando dores quando são maior utilizadas. Sabe quando as pessoas dizem estar enferrujadas? Então, é mais ou menos isso.

Uma vida sedentária também favorece o envelhecimento precoce, porque, com menos nutrientes e menor oxigenação, as células morrem antes do tempo. Além do mais, podem ser consequências também o ganho de peso e a obesidade, que por sua vez deixam a pessoa propensa a várias outras doenças. Diabetes tipo 2, hipertensão e enfermidades cardiovasculares são alguns exemplos esse — conjunto de patologias é chamado de doenças crônicas não transmissíveis.

Quem é sedentário tem o condicionamento físico prejudicado. Subir alguns lances de escadas é muito mais difícil quando não se pratica atividades físicas regularmente. Resumindo, não é nada bom ficar parado, concorda?

A vida moderna faz com que a gente se movimente menos que nossos antepassados. Hoje, não é preciso caçar ou correr de animais, então, para manter a funcionalidade do corpo ,é preciso se exercitar. Assim é possível evitar as consequências do sedentarismo.

Gostou do nosso artigo e tem algum amigo que precisar vê-lo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e faça com que sua rede se informe sobre os problemas que a falta de atividades físicas pode causar.

0 visualização

Bálsamo Spa Natural

(61) 3033-3397 ou (61) 99654-6881

SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015

Lago Norte – Brasília – DF
contato@balsamospa.com.br

  • Bálsamo Spa
  • Bálsamo Spa