7 dicas para manter um estilo de vida saudável
top of page

7 dicas para manter um estilo de vida saudável

A correria do dia a dia entre trabalho, estudos, filhos e projetos pessoais pode muitas vezes tirar você dos eixos. Para isso não acontecer, é preciso adotar uma nova maneira de se enxergar e saber a importância de adotar um estilo de vida saudável.

Investir na qualidade de vida não é um luxo, mas sim um cuidado que deve ser visto como essencial para a saúde mental, física e espiritual. Quando falamos nesse assunto, deve ser levado em conta que o que muita gente afirma como “vida boa”, muitas vezes não é.

Praticar hábitos que trabalhem os cinco pilares da boa saúde — alimento, autoconhecimento, movimento, relacionamentos e sono —, fará você descobrir sua chave para uma vida plena.

Acompanhe este artigo com 7 dicas fundamentais para levar uma vida mais saudável e produtiva em todos os sentidos!

1. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de atividades físicas é uma forma de manter corpo e mente ativos. Exercícios praticados com regularidade mantém a saúde do organismo estável e afasta problemas trazidos pela má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc.

Você pode escolher diversas atividades, como a caminhada, andar de bicicleta, fazer natação, praticar yoga ou musculação. Praticá-las de duas a três vezes por semana são suficientes para garantir uma melhora significativa na qualidade de vida.

Entre os benefícios das atividades físicas, estão:

·        aumento da sociabilidade, principalmente se a atividade for feita em parques, clubes ou academias;

·        liberação de endorfina no cérebro, que gera bem-estar;

·        mais disposição para realizar as atividades do dia a dia;

·        melhora na circulação sanguínea;

·        aumento do tônus muscular;

·        estímulo do apetite;

·        prevenção de doenças, como a diabetes;

·        melhora do sono.

2. Invista em uma boa qualidade do sono

Além de uma exigência do próprio organismo, o sono é um meio de recompor a energia, oferecer um descanso mental e aliviar o estresse.

Para garantir boas noites de sono, você deve investir em pontos-chaves que garantam um descanso profundo e sem interrupções. Veja algumas dicas:

·        jante no máximo até duas horas antes de se deitar;

·        livre-se de barulhos e ruídos que podem atrapalhar o sono;

·        evite praticar atividades físicas pouco antes de dormir;

·        deixe o ambiente mais escuro possível;

·        coma alimentos leves no jantar;

·        não beba café antes de dormir;

·        não use o celular na cama;

·        leia um livro à noite.


Powered by Rock Convert

3. Invista em relacionamentos positivos

Aproximar-se de pessoas que lhe fazem bem e que estejam disponíveis nos momentos bons e difíceis é uma ótima forma de manter a positividade.

Relacionamentos com pessoas que tragam boas ideias, incentivos e animem a sua vida é uma forma de manter a mente saudável e sempre ativa. Essa atitude se encaixa nos pilares do relacionamento e do autoconhecimento, afinal, é conhecendo os outros que você pode se conhecer melhor.

Boas amizades devem ser cultivadas para que seus benefícios sejam mantidos durante a vida. Manter esses relacionamentos também é benéfico às pessoas com quem você compartilha seus momentos e mantém longe a solidão.

4. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é um pilar importantíssimo para a vida saudável, já que nutre seu organismo influenciando diretamente em seu funcionamento.

Vida saudável sempre vem acompanhada de alimentação saudável. Nesse quesito, comer alimentos saudáveis quer dizer ingerir mais frutas, verduras e legumes, além de grãos integrais e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

Pense que você pode muito bem dispensar a ingestão de carnes vermelhas e diminuir as quantidades de massas, frituras e doces. No lugar, deve incluir massas integrais, sucos e vitaminas de frutas, legumes no vapor e outras opções vegetarianas.

5. Controle a ansiedade e o estresse

O controle da ansiedade está intimamente ligado a diversos fatores desta lista, como a alimentação e a prática de atividades físicas.

Fazer terapia e buscar outros métodos de reestabelecimento emocional como yoga, meditação e técnicas de respiração ajuda a manter um controle contínuo da ansiedade e do estresse. Estar em contato com a natureza e ambientes que proporcionem relaxamento, como trilhas, parques e cachoeiras também são formas eficientes de combater transtornos de ordem psíquica.

Todos esses meios ajudam tanto a relaxar e diminuir o estresse e a ansiedade como melhorar o autoconhecimento, para gerar mudanças de hábitos, superar medos, vencer angústias etc. Tudo para reduzir qualquer contratempo que atrapalhe o seu objetivo de vida saudável.

6. Beba bastante água

Água é fonte de vida, e é justamente por esse motivo que deve fazer parte do seu programa diário para viver de forma mais saudável.

A água faz o organismo metabolizar melhor as vitaminas e nutrientes dos alimentos. O líquido também mantém o corpo hidratado, evitando problemas de saúde, como o cálculo renal, e a desidratação.

O ingestão de água também regula a temperatura do corpo, favorece o transporte de oxigênio e sangue para as células e protege articulações. Segundo recomendação médica, é necessário ingerir, em média, dois litros de água por dia para colher todos os seus benefícios.

7. Saiba cuidar de si

Saber cuidar de si mesmo é totalmente ligado aos quatro pilares da vida saudável. Por isso, esse tópico inclui toda e qualquer atividade que esteja dentro das quatro categorias que sustentam uma vida melhor.

Veja algumas dicas de como cuidar de si com mais atenção:

·       tire um tempo de descanso diário ou reserve um dia da semana para isso;

·       viaje e contemple a natureza e novas paisagens

·        esqueça o trabalho durante o descanso;

·        aproveite os momentos em família;

·        faça acupuntura;

·        faça massagens;

·        assista filmes;

·        faça terapia;

·        medite;

·        leia.

Além de focar em todos os pilares para se alcançar uma vida mais saudável, é preciso manter uma visão mais positiva sobre a própria vida e o mundo. Essa leitura otimista é uma das chaves para buscar soluções e seguir em frente diante de problemas, além de promover mudanças benéficas à saúde.

Com estas 7 dicas para se levar uma vida saudável, temos certeza de que você vai fazer cada passo à sua maneira e encontrar mais equilíbrio e bem-estar. Basta manter cada uma das ações para conquistar esses benefícios.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e leve estas dicas para mais pessoas!

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page