Geoterapia: o que é, como funciona e quais são seus benefícios?
top of page

Geoterapia: o que é, como funciona e quais são seus benefícios?

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Muitas pessoas podem até não reconhecer pelo nome, mas provavelmente já ouviram falar nos benefícios da argila para a saúde. A geoterapia (geo = terra, e terapia = tratamento) é, em poucas palavras, a busca da cura pela terra. Não é de hoje que esse recurso é utilizado para tratar enfermidades.

A geoterapia é algo milenar, que atravessa gerações comprovando cada vez mais a sua eficácia, desde curandeiros de séculos atrás até médicos prestigiados. A curiosidade sobre as suas propriedades surgiu na observação de animais, que, ao ficarem doentes ou feridos, mergulhavam na lama.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura, pois, neste post, contaremos mais. Vamos lá?

A geoterapia na história

Quando falamos que a geoterapia é praticada desde a antiguidade, não exageramos. Na civilização egípcia, os antigos médicos receitavam a ingestão da argila para combater inflamações e úlceras no trato gastrointestinal, e as compressas externas de lama do Rio Nilo para o tratamento de artrites.

Chineses, assírios e babilônios, além de gregos, da mesma época também usavam a argila e a lama de suas respectivas regiões para a cura de diversas afecções. Já no fim da Idade Média, a geoterapia se popularizou por conta da peste, que atingiu diversas localidades da Europa.

Na época da cavalaria, o exército lançava mão de argila para tratar a gangrena dos cascos dos cavalos. Durante a guerra mundial, a argila foi usada por franceses, que a misturavam com mostarda para amenizar as crises de disenteria. Além disso, na Suíça e na Alemanha, os médicos usaram, por longo período, a argila para tratar problemas respiratórios.

O funcionamento da geoterapia

Você pode se perguntar: como a terra pode ser tão benéfica assim ao nosso organismo? A explicação mais simples é que ela contém diversos elementos químicos de que o corpo necessita. Até mesmo a medicina alopata usa substâncias encontradas na argila, como os derivados de alumínio.

No entanto, não é somente esse componente que torna a geoterapia tão eficiente. A sinergia dos elementos é perfeitamente equilibrada pela natureza. A terra capta a energia do sol, da água e do ar, o que dá a ela a ação de regeneração dos organismos vivos. A seguir, confira os efeitos da argila e da lama em nosso corpo.

Antibacteriano e cicatrizante

Alguns tipos de argila agem diretamente nas bactérias causadoras de infecções, matando-as e bloqueando a proliferação nos tecidos. É por isso que a geoterapia era tão utilizada para evitar as infecções dos ferimentos na antiguidade. Além disso, ela tem o poder de reconstituir as células, ou seja, ajuda na cicatrização.

Desintoxicante

A argila tem propriedades absorventes que sugam as impurezas e as substâncias que podem ser tóxicas ao organismo. Isso por conta da sua composição micromolecular. Por esse motivo, é tão utilizada em massagens de drenagem linfática.

Estimulante

A argila apresenta uma radioatividade natural, mas saudável para o corpo. Assim, ela atua como um estimulante vital, refazendo o equilíbrio eletromagnético das nossas células. Ela também ajuda a regular a radioatividade que está no corpo, fazendo com que fique em níveis saudáveis.

As aplicações da geoterapia

A geoterapia pode ser aplicada de diversas maneiras. Nas tradições indígenas, por exemplo, os nativos aplicavam a argila em cima dos órgãos que estavam doentes, como na barriga. A substância age como um tipo de filtro, que renova as energias do órgão afetado, tornando-o saudável.

Argila

A aplicação da argila pura é feita diretamente na pele nas regiões em que é necessário o tratamento. O local é coberto com um pano até secar totalmente. A técnica é usada em dores musculares, reumatismos, artrites e entorses. Se for empregada na região abdominal ou no peito, é necessário que seja feita 2 horas antes ou depois da refeição.

Compressa

A compressa nada mais é do que um tecido com a argila diluída em água, como se fosse um mingau mais líquido. A gaze ou o pano são mergulhados nessa mistura, o excesso de líquido é escorrido e, então, a compressa é aplicada. Ela é usada em afecções cardíacas, varizes e contusões.

Banho de lama

O banho de lama pode ser feito por imersão em uma banheira específica, em que a pessoa fica entre 20 e 30 minutos. É possível, também, espalhar a lama por todo o corpo e esperar secar. As indicações dessa terapia são para a eliminação de toxinas e o alívio do estresse e das tensões.

Ingestão

A geoterapia também pode ser aplicada por meio da ingestão, que pode ser em pó ou em cápsulas. Mas atenção: isso só deve ser feito com a prescrição de um profissional, ok? Ela é indicada para aumentar a absorção de minerais em casos de câimbra e anemia.

Além disso, é usada para absorver as toxinas e o tecido necrosado, a fim de impedir a multiplicação de micro-organismos e parasitas. As indicações podem ser para úlcera, gastrite, intoxicação alimentar, hemorroida, verminose e flatulência.

Os benefícios da geoterapia

Até aqui, já deu para perceber quais são os benefícios da geoterapia. Ela é uma alternativa natural para o tratamento de diversas enfermidades e para reequilibrar as nossas energias, trazendo maior bem-estar. Veja as vantagens de aderir a esse método:

  1. alívio do estresse;

  2. redução de inchaços;

  3. eliminação de toxinas;

  4. regulação da temperatura em casos de febre;

  5. controle da oleosidade da pele;

  6. melhora do sistema nervoso;

  7. auxílio no tratamento de infecções e inflamações;

  8. hidratação da pele.

Agora que você já se convenceu de que a geoterapia é uma ótima opção para encontrar o seu equilíbrio, já sabe onde pode fazer essa terapia? No Bálsamo Spa! No tratamento oferecido, a argila é aplicada em todo o corpo, e a secagem é feita ao sol. Logo depois, ela é retirada com uma ducha fria, que ativa a circulação sanguínea, ajudando no tônus muscular.

A geoterapia é o tratamento feito por meio da terra sendo utilizados os diversos tipos de argila e de lama. Cada um tem propriedades específicas, que são mais indicadas para cada caso. Inflamações, infecções, inchaços e outros problemas de saúde podem ser tratados com a ajuda desse método, proporcionando equilíbrio e bem-estar.

O Bálsamo Spa Natural oferece tudo de que você precisa para promover uma mudança de hábitos em sua vida. Entre em contato conosco e agende uma visita!

4.242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page