Conheça cinco técnicas de meditação para começar hoje mesmo!
top of page

Conheça cinco técnicas de meditação para começar hoje mesmo!

A meditação é uma prática amplamente reconhecida por proporcionar diversos benefícios para a mente, além de promover efeitos positivos sobre a saúde do corpo também. Suas técnicas ajudam a alcançar a calma e a disciplina mental, o que contribui para manter o foco e a concentração.

Esse exercício ajuda pessoas a identificarem, aceitarem e lidarem com suas emoções, usando-as a seu favor em vez de lutar contra elas. Entretanto, muitos ainda se queixam de não conseguir iniciar sua prática, seja pela dificuldade de concentração ou de se manter em determinada posição.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que existem diferentes tipos e técnicas de meditação para perfis distintos. Isso facilita que cada um encontre a prática mais adequada e comece já a colher os benefícios desse hábito. Quer saber mais e descobrir como mergulhar nesse universo? Então, fique conosco e tenha uma ótima leitura!

Por que a meditação é importante?

Meditar é um meio de observar a si mesmo, o funcionamento da mente e como seus pensamentos se organizam. Isso ajuda a manter a serenidade e o discernimento para escolher o rumo das suas próprias ideias.

Quando você se irrita, por exemplo, está deixando que esse sentimento tome conta do seu ser. No entanto, quando determina que uma situação ou comportamento não podem lhe afetar, você está no controle das suas emoções.

A meditação gera diversos benefícios, desde a paz e tranquilidade interiores até aspectos que podem ser observados no seu comportamento, como:

  1. redução dos sintomas de ansiedade e depressão;

  2. maior concentração, foco e clareza mental;

  3. diminuição aparente do nível de estresse;

  4. amenização da fadiga e dores crônicas;

  5. construção do equilíbrio emocional;

  6. melhora na qualidade do sono;

  7. conhecimento e controle sobre as emoções.

Além dessas vantagens, muitas outras melhorias acontecem com o tempo. Quanto mais você praticar e se aprofundar nas técnicas de meditação, melhores tendem a ser os benefícios.


Powered by Rock Convert

Como encaixar esse momento na sua rotina?

A meditação funciona como uma musculação para a mente. É preciso dedicar-se com frequência para perceber os resultados. Existe um provérbio que diz que:

Bastam 20 minutos de meditação diária, a menos que você seja muito ocupado. Neste caso, você precisa meditar por 1 hora.

Com isso, percebemos a importância de adotar esse hábito. Não é preciso iniciar sua prática com 20 minutos; você pode começar com 2 a 5 minutinhos e aumentar o tempo naturalmente, conforme se sinta confortável. O mais importante é manter a constância.

Quais são as técnicas que podem ajudar nesse processo?

A respiração pode ser considerada um primeiro passo para entrar em contato com a meditação. Além disso, ela também ajuda bastante aqueles que têm dificuldades para dormir. Confira agora algumas técnicas que você pode experimentar:

1. Yoga

A Yoga é uma técnica de conscientização do próprio corpo e dos movimentos que são realizados no decorrer de uma aula. Para manter a concentração, ela se utiliza da respiração equilibrada, que conduz as trocas de forma sutil e eficiente. A meditação é parte dessa prática, pois permite aquietar a mente e manter o foco apenas nos próprios membros e na respiração. É um meio de alcançar alongamento, relaxamento, tranquilidade e foco.

2. Raja Yoga

Na Raja Yoga, o objetivo é o autoconhecimento. Essa meditação ocorre com os olhos abertos e consiste em mentalizar pontos comuns da natureza humana, tais como amor incondicional, bondade e perdão. Além disso, ela contribui para a compreensão da essência humana e seu estado original. Não são praticados os asanas (posturas de ioga).

3. Meditação guiada

Muito utilizada para quem está iniciando na prática da meditação, essa é uma técnica que estimula a criatividade e a concentração, utilizando a imaginação. Contribui para observar os pensamentos e ajuda a entender o que é e como conduzir a meditação em passos.

4. Zazen

O Zazen vem do budismo e conta com alguns passos que devem ser seguidos durante o processo. O foco é deixar que a sua mente flua, sem se concentrar em nada, assim como as demais técnicas. Nesse caso, é necessário estar em um lugar especial, com iluminação e temperatura adequadas e permanecer meditando de 5 a 45 minutos.

5. Meditação ao caminhar

Essa é a técnica mais acessível, possível de ser realizada mesmo que não haja intenção. Mesmo assim, é preciso escolher um lugar mais calmo e afastado, deixar os pés descalços e sincronizar a caminhada à respiração, por exemplo, para ajudar na concentração. É importante usar todos os sentidos para usufruir ao máximo da experiência.

Como a meditação contribui para uma vida equilibrada?

Uma vida equilibrada é quando conseguimos administrar o tempo para o trabalho, família, amigos e para o nosso próprio bem-estar, prazer pessoal e buscas interiores. Uma jornada saudável traz felicidade e a oportunidade de apreciar os pequenos momentos, desfrutando de cada um deles.

Para isso, é preciso estar atento e conseguir se conectar com o que está a sua volta. A grande questão é que essa atenção toda demanda o controle sobre a sua vida; não sobre aquilo que acontece ao redor, mas dentro de você. Como você reage às coisas que lhe acontecem? O que te tira do sério? Como você lida com imprevistos?

A sua mente funciona como o seu próprio templo e deve ser preservada como tal. Controlar e decidir como se sentir sobre o acontece é um dos métodos mais eficazes para alcançar uma vida equilibrada. É preciso se desprender do passado, aceitar que o futuro ainda não pertence a você e criar uma conexão constante com o presente.

Além disso, algumas emoções, como o esgotamento mental e o estresse, afetam seu bem-estar físico, podendo provocar tensão muscular, dores e outros sintomas. E a meditação é uma das melhores formas de controlar a sua mente e também de evitar que esses problemas aconteçam.

Portanto, assim como é importante organizar sua rotina, ter momentos de lazer e zelar pelo seu corpo, é indispensável cuidar da sua mente, de como você percebe os acontecimentos a sua volta e dos sentimentos gerados a partir deles. Começar a meditar pode ser simples, especialmente se você optar por uma técnica que facilite sua concentração.

Vale lembrar que hoje existem aplicativos gratuitos para celular e com 5 minutinhos já é possível meditar, onde estiver! Se você gostou deste conteúdo, não pare por aqui. Siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas postagens!

312 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page