Conheça 9 tipos de massagem e seus benefícios
top of page

Conheça 9 tipos de massagem e seus benefícios

A massagem é uma das técnicas utilizadas por quem busca um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Ela é feita por meio de diferentes abordagens e com objetivos diversos. Os principais procedimentos utilizados são deslizamento, amassamento e fricção, que acionam os sistemas linfático, nervoso, circulatório e, é claro, energético. Por isso, a massagem beneficia tanto a mente quanto o corpo.

Uma única sessão de massagem já é suficiente para gerar resultados como relaxamento, leveza, redução do estresse e ansiedade, alívio de dores de cabeça, eliminação de toxinas e melhora na pressão arterial. No entanto, a prática frequente melhora ainda mais os ganhos, que estão relacionados a cada tipo de tratamento.

Cada tipo de massagem possui uma finalidade e dispõe de técnicas específicas. Existem muitas abordagens diferentes para isso. No entanto, nós elencamos os principais tipos de massagens e seus benefícios. Confira mais sobre elas!

1. Drenagem

Conhecida também como drenagem linfática, é uma técnica voltada para a liberação da linfa, amplamente disseminada em tratamentos estéticos e de emagrecimento. Os movimentos ativam toda a circulação sanguínea, estimulando os gânglios linfáticos e desobstruindo tudo o que possa reter líquidos.

O resultado é o melhor desempenho no tratamento contra a celulite, a eliminação de líquidos retidos e o aumento da defesa do organismo.

2. Massagem Ayurvédica

A massagem Ayurvédica é originária da Índia, proveniente da medicina ancestral de cura, já criada há cerca de 7 mil anos. Ela tem por objetivo estimular a circulação e a musculatura, liberando as toxinas presas nos tecidos. A técnica ainda abre canais energéticos bloqueados, deixando que as dores e tensões sejam dissipadas.

O terapeuta que aplica a massagem utiliza suas mãos, cotovelos e pés para alcançar o realinhamento postural. Isso tudo é feito no chão, em um tatame. Além disso, pode fortalecer o sistema imunológico e ter efeitos antidepressivo e antiestresse.

3. Massagem facial

Focada no rosto, a massagem facial é aplicada com cremes, óleos essenciais ou máscaras que ajudam a dar suavidade ao processo. Seus principais objetivos são a hidratação profunda e o relaxamento.

4. Reflexologia

Se você parar para pensar, seus pés sofrem bastante esforço ao longo do dia. A reflexologia é aplicada nessa região e nas mãos, utilizando pressões em pontos específicos que, além de relaxarem o membro que recebe a massagem, também acionam órgãos correspondentes no restante do corpo de acordo com a medicina chinesa.

É altamente indicado para quem quer recuperar seus níveis de energia, mas que também não se sente confortável para ser tocado no restante do corpo. Por meio dos pontos específicos, é possível acessar o sistema nervoso, estimular as endorfinas e reduzir estados de estresse, fadiga crônica, tensões musculares e dores em geral.

5. Shiatsu

Essa técnica visa o equilíbrio dos chamados pontos meridianos, que são canais energéticos distribuídos pelo corpo. Para isso, o terapeuta utiliza os dedos e as palmas das mãos para aliviar dores, tensões e promover o tratamento de desequilíbrios. O procedimento pode ser feito em todo o corpo ou em áreas específicas que estão demandando atenção. Para isso, o terapeuta utiliza técnicas de pressões rítmicas ou pulsações para melhorar os resultados.

Algumas das aplicações mais comuns desse tipo de massagem são para dores de cabeça, enxaquecas, cólicas menstruais, intestino preso e recuperação de lesões. Além disso, ajuda a combater a artrite, as dores nas costas, no pescoço e até a aliviar os sintomas da sinusite.

6. Tai Ioga

Também conhecida como massagem tailandesa, esse procedimento usa os alongamentos usuais da Ioga. No entanto, em vez de o próprio praticante buscar as posições, é o terapeuta quem faz os movimentos no corpo do cliente. Portanto, com ou sem óleos e no chão, a massagem busca manobras corporais que geram flexibilidade e energia.

Elas são benéficas para os músculos, articulações, energia e mente.

7. Pedras quentes

Uma massagem diferente e bastante desejada, as pedras quentes, junto com os óleos essenciais utilizados, contribuem para o relaxamento de tensões musculares. Além disso, ela provoca um equilíbrio do sistema nervoso, dando adeus ao cansaço e ao estresse.

A grande diferença das demais abordagens é que, nessa técnica, o terapeuta não usa as mãos, mas pedras pré-aquecidas. Junto da sensação de relaxamento, o corpo ainda experimenta o alívio de dores diversas e uma melhora importante no fluxo sanguíneo.

8. Abhyanga

A Abhyanga é um tipo de massagem que utiliza óleo corporal em grande quantidade. Esses óleos, mornos, nutrem os tecidos e ajudam a expulsar as toxinas do organismo. A escolha dos produtos é feita a partir do Dosha de cada paciente, que é a caracterização do perfil biológico individual.

Além disso, são utilizados movimentos de alongamento, justamente para beneficiar a eliminação de toxinas. Essa massagem também melhora a oxigenação dos tecidos, melhorando a saúde em geral e prevenindo o aparecimento de doenças. Por estar em contato com os sistemas linfático, nervoso e sanguíneo, ela também acaba atuando no sistema digestivo.

9. Massagem relaxante

Também chamada de massagem sueca, essa técnica usa movimentos lentos e suaves, sem grandes pressões, com o objetivo de promover o relaxamento muscular, melhorar a circulação, afastar o estresse e melhorar a oxigenação dos tecidos e do sangue. Além de diminuir a ansiedade e insônia, ela ainda auxilia o funcionamento dos órgãos e reforça o sistema imunológico.

O resultado é uma grande sensação de descanso, bem-estar e leveza. Como não exige grandes esforços, esse é o tipo de massagem mais comum e que não possui nenhum tipo de contraindicação.

A aplicação de qualquer tipo de massagem é extremamente benéfica para o corpo e para a mente. Quanto mais frequentes, maior a quantidade de vantagens percebidas.

É sempre válido lembrar que as massagens devem ser aplicadas por profissionais com formações específicas, seja em massoterapia ou na técnica específica que será aplicada. É importante procurar massagistas de confiança, que atendam em espaços de bem-estar que você já conhece ou possui referências.

Se você quer ampliar ainda mais o seu entendimento sobre massagens e escolher aquela que pode ser mais benéfica para esse momento da sua vida, confira os nossos serviços agora mesmo!

75.673 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page