Vamos dançar? Veja 6 benefícios da dança para saúde do seu corpo e mente
top of page

Vamos dançar? Veja 6 benefícios da dança para saúde do seu corpo e mente

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Já diz o ditado: “quem canta seus males espanta”. Mas você sabia que os benefícios da dança também são muitos? Música, movimento e ritmo se aliam em uma das atividades físicas mais prazerosas. Afinal de contas, quem consegue resistir a uma canção dançante, sem, pelo menos, balançar os pés ou a cabeça?

Faz tempo que a dança passou de um hobby ou uma diversão de fim de semana para uma atividade física e até mesmo um esporte. Com gestos que mexem com todo o corpo, essa modalidade é uma das preferidas de muita gente. Vamos ficar por dentro dos benefícios dessa prática? Confira 6 deles!

1. Ajuda a manter o peso corporal saudável

Quer uma maneira prazerosa de manter o corpo em forma? Dance! Essa atividade queima muitas calorias. Afinal, uma hora pode gastar de 200 a 600 calorias, dependendo do ritmo e da intensidade. Assim, ela ajuda no saldo calórico e pode o ajudar a emagrecer de um jeito divertido.

2. Melhora o condicionamento físico

O condicionamento físico é a nossa capacidade de fazer atividades físicas, sem se cansar facilmente. Se você fica exaurido quando sobe apenas alguns lances de escada, saiba que dançar pode ajudar a recuperar o fôlego e o deixar mais ágil e ativo.

3. Trabalha a musculatura

A dança é um exercício completo. Além de trabalhar a parte cardiorrespiratória, também atua na musculatura, fortalecendo-a. As modalidades que precisam de equilíbrio, como o ballet, são as mais recomendadas para tonificar os músculos. Aliás, são tantos os tipo de dança que não é necessário optar por um só. Dá praticar vários.

4. Ajuda a tratar e a prevenir doenças

Como toda atividade física, praticar a dança regularmente ajuda a tratar e a prevenir as doenças, principalmente as crônicas não transmissíveis. Isso porque ela melhora todo o funcionamento do organismo. Aliada a uma vida saudável, dançar pode evitar e tratar obesidade, diabetes, hipertensão entre outras.

5. Faz bem para a mente

Dançar não é bom somente para o físico. A saúde emocional também se beneficia da coreografia. Primeiro, que assim como outras atividades físicas, ela ajuda na liberação do hormônio do bem-estar combatendo os sinais do estresse.

Segundo que, por ser uma aula coletiva ou em dupla, atua na interação social. Isso é ótimo para quem quer fazer novas amizades, distrair os pensamentos e ter uma boa convivência, principalmente quem não tem um círculo social muito grande ou passa muito tempo em casa sozinho.

Dessa maneira, ela é uma potente aliada no tratamento e na prevenção da depressão, da ansiedade e de outros distúrbios da mente. Além disso, faz muito bem para a autoestima e a autoconfiança, podendo ser praticada por todas as idades, desde crianças até idosos.

6. É uma atividade prazerosa

A dificuldade de muitas pessoas em manter a prática regular de atividades físicas é a não identificação com alguma modalidade. Se você é do time que não curte academia, ginástica ou outros exercícios, já pensou em dançar? É uma opção divertida e prazerosa para entrar em forma e sair do sedentarismo.

Os benefícios da dança são muitos, bem mais do que se pode imaginar ou descrever um um post. Você pode perceber que quem pratica é apaixonado pela modalidade, e não é à toa. Além de fazer bem para o corpo e prevenir doenças, é ótima para a mente afastando os problemas emocionais e fortalecendo a autoestima.

Sabe onde você consegue integrar corpo e mente para restaurar o equilíbrio? No Bálsamo Spa, você encontra tudo o que precisa para o alcançar o tão desejado bem-estar. Entre em contato conosco para saber mais detalhes!

6.068 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page