Fique de olho em 7 hábitos saudáveis para aplicar no dia a dia

Trabalho, família, amigos, compromissos, obrigações domésticas… Pode ser um desafio manter hábitos saudáveis em meio a tantas responsabilidades. O dia a dia exige muita energia e tempo, por isso, é comum acabarmos deixando nosso autocuidado de lado.

Nós entendemos o quanto pode ser exaustivo levar uma rotina cheia de afazeres. Por isso, elencamos as melhores dicas que você pode adotar para ter hábitos mais saudáveis, ganhar qualidade de vida e ter mais energia para tocar sua rotina.

Fique conosco e confira!

Por que desenvolver hábitos saudáveis?

O seu trabalho não deve ser um fardo, assim como a relação com a sua família ou qualquer uma das escolhas que você fez. Nada disso precisa ser pesado ou desgastante. Mas, quando estamos sobrecarregados, tudo parece ser difícil, não é? O que pode te atrapalhar são hábitos prejudiciais à saúde e que minam sua disposição diária.

Os hábitos são aqueles comportamentos que repetimos diariamente ou por um longo período, se transformando em algo automático, sem exigir esforço e, por isso, está sempre por ali. Muitas vezes, sem percebermos, desenvolvemos essas atitudes e damos espaço para que elas cresçam e afetem todas as áreas da nossa vida, nos deixando estressados, ansiosos e doentes.

Como eles contribuem para uma saúde plena?

Nossa saúde não diz respeito apenas ao nosso corpo ou a ausência de doenças. Saúde é a condição de bem-estar, vitalidade e disposição para aproveitar todos os acontecimentos do nosso dia, incluindo nosso estado emocional e mental. Por isso, hábitos saudáveis são aqueles que permitem nos sentirmos bem com nós mesmos, conectando nosso corpo à nossa mente, estimulando nossa espiritualidade e gerando uma sensação de equilíbrio e bem-estar.

Isso contribui para estabelecermos relações positivas, sermos produtivos no trabalho e desfrutarmos daquilo que gostamos e conquistamos ao longo da vida.

Quais hábitos adotar no dia a dia?

Vamos conhecer os melhores hábitos para você adotar hoje mesmo? Fique atento!

1. Foque na respiração

Você já parou para observar a sua respiração? Quando estamos nervosos, ansiosos ou angustiados, tendemos a ter uma respiração mais curta, acelerada e arrítmica. Respirar profundamente é o suficiente para estabilizar a pressão arterial, diminuir o ritmo cardíaco e estimular a troca completa de oxigênio por dióxido de carbono, de acordo com a Harvard Medical School.

Tirar alguns minutos para respirar adequadamente pode ser um verdadeiro alívio para o seu corpo. Além disso, existem técnicas eficientes disponíveis gratuitamente na internet, que podem ajudar a desenvolver aspectos como tranquilidade e relaxamento.

2. Não beba enquanto come

Se você costuma beber algo enquanto come, saiba que esse pode ser um hábito prejudicial. Prefira consumir a bebida pelo menos meia hora antes ou depois das refeições.

Qualquer que seja o líquido misturado com a comida, ele acaba diluindo o ácido clorídrico do estômago, tornando a digestão um processo lento e muito mais pesado. Isso é o que acaba provocando aquela preguiça pós-almoço e até mesmo algumas indisposições gástricas.

3. Tome sol

Essa dica é essencial, especialmente se você costuma sair de um local para dentro de outro, como sua casa, o carro e o escritório, por exemplo. Tomamos muito menos sol do que deveríamos e esse é um fator importantíssimo para a nossa saúde.

O sol ajuda o corpo a absorver vitamina D, crucial para a proteção contra cânceres de próstata, intestino, mamas e ovários, além de ajudar na fixação do cálcio nos ossos e estar associado à prevenção e ao combate de doenças degenerativas, cardiovasculares e depressão.

4. Pratique meditação

A meditação é um hábito extremamente saudável e terapêutico, que ajuda você a criar uma capacidade de dissociação do seu mundo externo e interno. Como seria se desligar da correria por alguns instantes e apenas aproveitar o fluxo da sua mente silenciosa, e estimular sua atenção e memória?

Essa é a proposta da meditação, que, ao colocar o indivíduo em auto-observação, exercita sua capacidade de viver o momento presente, conectando todos os seus sentidos. Essa prática também auxilia na redução dos níveis de adrenalina e cortisol – hormônios relacionados a ansiedade e estresse. Além disso, a meditação aumenta a produção de endorfina, dopamina e serotonina – neurotransmissores ligados a sensação do prazer e da felicidade.

5. Cultive laços positivos

Em muitas ocasiões, não podemos escolher as pessoas com quem interagimos, especialmente no trabalho. No entanto, é extremamente prejudicial quando levamos essas relações para o campo pessoal. Na sua vida particular, cultive laços afetivos que façam você se sentir bem e feliz.

Faça parte de grupos sociais que conectam você com o que gosta, que permitam que você se desenvolva e compartilhe momentos de afeto. Cultivar laços positivos beneficiam não só o seu bem-estar, mas também a sua saúde.

6. Evite alimentos ultraprocessados

Tudo que comemos é carregado de energia e nutrientes. Nossa alimentação é a porta de entrada para o tipo de saúde e de disposição que buscamos. Por isso, é importante que, além de comer, você também escolha se nutrir.

Alimentos ultraprocessados contêm substâncias químicas que sobrecarregam e intoxicam o organismo, fazendo ele trabalhar dobrado para digerir tantos produtos estranhos. O resultado são distúrbios a longo prazo, como diabetes, hipertensão, obesidade e até câncer. Por isso, mesmo que a rotina seja corrida, opte sempre por alternativas mais saudáveis e alimentos minimamente processados, ou seja, comida de verdade.

7. Busque alternativas de relaxamento

É importante manter sua mente em ordem e cuidar de você mesmo. Que tal se afastar da correria diária e tirar um tempo só?

Procure alternativas de relaxamento que te ajudem a descansar. Pense nisso como uma desintoxicação de todas as interferências que impedem você de manter hábitos saudáveis. As possibilidades são diversas:

  1. passe um tempo em um spa;

  2. viaje no final de semana;

  3. receba uma massagem relaxante;

  4. visite parques ou exposições de arte;

  5. experimente um day off dos eletrônicos.

Cuidar de você é muito importante. A harmonia entre corpo e mente é um bem precioso que deve ser preservado. Por isso, não deixe para depois a mudança de hábitos. Comece com aquilo que está ao seu alcance e vá incluindo coisas novas aos poucos.

Agora que você já conhece os principais hábitos saudáveis para equilibrar o seu dia a dia, não pare por aqui e confira as nossas 7 dicas para manter um estilo de vida saudável.

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