Qual a importância da respiração consciente para a saúde?

Qual a importância da respiração consciente para a saúde?

Atualizado: Jun 30

Hoje em dia, todos nós temos uma rotina bem maluca, com atividades e compromissos adiados, trabalho remoto em evidência, planos de viagens cancelados, reunião em família feita de forma online etc. Dessa maneira, é comum deixarmos a respiração consciente de lado e pensarmos nela apenas como um ato involuntário. Com isso, nossa saúde pode ficar comprometida e causar problemas que afetam o nosso cotidiano.

Nesse sentido, para entender melhor sobre o assunto, veja, a seguir, a importância da respiração consciente para a sua saúde. Boa leitura!

Confira os benefícios da respiração consciente

Melhora o nosso estado de espírito

Com o isolamento social que vivemos, devido à pandemia do coronavírus, as pessoas mudaram sua rotina de forma drástica. A população está em casa para evitar a contaminação pela COVID-19 e só sai de sua residência em caso de extrema necessidade, além de evitar o contato pessoal com parentes e amigos.

É notado um medo constante em toda a sociedade. Os indivíduos estão cada vez mais angustiados, sem saber como será o seu futuro.

Dessa forma, quando não estamos bem, a nossa maneira de respirar muda — ficamos mais ofegantes e com aquela sensação de falta de ar, que é causada pela ansiedade e pelo estresse. Isso tudo leva a um descontrole emocional e à mudança no processamento das informações no cérebro.

Por isso, é preciso entender que a respiração consciente pode ajudar a população a melhorar todos esses sentimentos negativos, pois ela consegue promover a oxigenação do cérebro e reduzir o fluxo sanguíneo, trazendo calma e paz de espírito. A partir disso, é possível ter um relaxamento da mente e das emoções.

Ajuda a manter o equilíbrio do corpo

Com uma respiração consciente, também é possível manter o equilíbrio do corpo. Isso porque, ao respirarmos de forma profunda, o nosso sangue tende a transportar mais oxigênio para as células e para os tecidos do nosso organismo, o que melhora a vida útil delas. Além disso, existem outros benefícios que uma boa respiração promove para os indivíduos. Confira a seguir!

Equilibra a pressão arterial e torna o coração menos estressado

O oxigênio é um fator fundamental para mantermos uma respiração consciente, já que o coração bombeia o sangue oxigenado para todo o corpo. Entretanto, quando isso não acontece da forma correta, esse órgão precisa enviar mais sangue para fazer com que todas as células consigam receber a oxigenação suficiente para sobreviver.

Com isso, se o indivíduo respirar de forma superficial, é notado que seu coração fica mais estressado, pois não consegue funcionar de maneira correta. Entretanto, quando se respira de maneira mais profunda, é possível solucionar esse problema.

Dessa forma, a respiração consciente também ajuda os músculos a ficarem mais relaxados para realizar suas funções corretamente, além de auxiliar na diminuição da pressão arterial, já que os vasos passam a ter menos sangue.

Elimina os radicais livres

Os radicais livres são aquelas famosas substâncias reativas que se ligam às células saudáveis do corpo e passam a danificar a membrana celular. Com isso, é notado o prejuízo para a nossa saúde e a promoção do envelhecimento precoce da nossa pele.

Em contrapartida, ao investir na respiração consciente, o indivíduo permite que o oxigênio mude essa situação. Isso porque ele é responsável pela estabilização dos radicais livres, ao fazer com que os efeitos sejam minimizados. Assim, você garante que seus órgãos e que sua pele ficarão saudáveis e jovens.

Melhora a qualidade do sono

Quando não respira corretamente, o indivíduo também não consegue dormir bem. Isso porque a falta de oxigênio na hora do sono leva o cérebro a despertar com mais frequência. Dessa forma, é possível que a pessoa não consiga descansar corretamente durante a noite, pois ela não tem um sono profundo.

Portanto, é importante fazer exercícios respiratórios antes de dormir, para que sejam liberadas substâncias calmantes para o corpo e para o cérebro durante a respiração. Assim, o indivíduo consegue ter uma melhor noite de sono e, no dia seguinte, acorda com mais disposição.

Veja como ter uma respiração consciente de forma efetiva

Neste momento de isolamento social, é preciso que as pessoas reservem alguns minutos por dia para fazer uma respiração profunda, visto que esse hábito aumenta a qualidade de vida e melhora a forma como lidamos com nossos sentimentos e relações pessoais.

Para que isso aconteça, é possível contar com a ajuda de muitos exercícios que estão disponíveis no YouTube e em aplicativos de celulares, por exemplo. Veja alguns deles a seguir!

Respiração abdominal

Coloque a mão esquerda no tórax, perto do coração, e a direita no abdômen. Inspire durante 3 segundos e, depois, expire por 6 segundos. Faça isso entre 10 e 15 vezes.

Respiração abdominal com retenção

Esse exercício é parecido com o anterior. Durante 3 segundos, inspire e retenha o ar pelo mesmo tempo. Em seguida, expire por 6 segundos e, logo após, pause por mais 3 segundos.

Importante: esse processo deve ser repetido de 10 a 15 vezes. Contudo, caso não consiga, diminua o tempo para 2 segundos de inspiração, mais 2 segundos de retenção do ar. Em seguida, 4 segundos de expiração e pausa de 2 segundos.

Respiração total ou completa

Para começar, inspire 3 segundos pelo abdômen e mais 3 segundos pelo tórax, em conjunto com a região clavicular. Em seguida, pause pelo mesmo tempo e retenha o ar. Logo após, expire por 12 segundos, para que haja um relaxamento total do diafragma, do tórax e do abdômen. Depois, faça uma pausa por mais 3 segundos.

Além dessas dicas, para que você possa ter uma melhora na qualidade de vida, pode contar com a ajuda do Bálsamo Spa. Isso porque a empresa adota a respiração profunda como ensinamento primordial para a recuperação da saúde, com técnicas efetivas que contribuem para a restauração do equilíbrio e para a vitalidade da nossa mente e do corpo.

Neste momento de pandemia da COVID-19, compreender a importância da respiração consciente é fundamental para conseguir melhorar o estado de espírito e manter o corpo equilibrado, com a oxigenação correta. Por isso, não se esqueça de buscar métodos e exercícios que o ajudem nesse momento, além de ter o auxílio do Bálsamo Spa, que citamos anteriormente.

Gostou das informações que apresentamos ao longo do artigo? Então, que tal deixar um comentário sobre o texto? Queremos saber a sua opinião!

0 visualização

Bálsamo Spa Natural

(61) 3033-3397 ou (61) 99654-6881

SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015

Lago Norte – Brasília – DF
contato@balsamospa.com.br

  • Bálsamo Spa
  • Bálsamo Spa