Motivação para emagrecer: descubra como vencer esse desafio!
top of page

Motivação para emagrecer: descubra como vencer esse desafio!

Atualizado: 25 de jan. de 2022

A obesidade é um problema enfrentado por um a cada oito adultos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Além de distúrbios corporais, fatores externos também levam à doença, dificultando as pessoas a terem motivação para emagrecer e ter uma vida saudável.

Os dados da OMS são preocupantes e alertam sobre os problemas da obesidade, como o risco de diabetes, infarto, derrame e hipertensão. Atualmente, esses riscos são ainda maiores, pois estudos mostram a relação da obesidade com o maior número de mortalidade dos contaminados pelo coronavírus, pela incidência de fatores que agravam a doença como hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outros.

Paralelamente, a publicidade trabalha contra a população nesse sentido. Propagandas agressivas sobre cervejas, doces, carnes, além da venda de um “corpo ideal” suscitam desejos profundos.

Por isso, a motivação para emagrecer é crucial para resistir às tentações e avançar rumo a uma qualidade de vida melhor. Confira neste artigo como você pode ter foco total no objetivo de emagrecer e não abandonar essa missão!

Como ter motivação no emagrecimento?

A seguir, mostramos algumas dicas para manter o foco e o bem-estar para um emagrecimento saudável. Veja!

Tenha paciência para alcançar motivação

Ter paciência é um esforço diário para alcançar seus resultados em uma dieta de emagrecimento. Esse fator é preponderante para que você não desanime nem veja seus méritos de forma equivocada, valorizando seus resultados e esforços, por mínimos que sejam.

Em alguns dias, você poderá sentir desânimo, o que é normal no processo de encarar uma mudança como essa. Contudo, perseverar vai levar você a resultados duradouros. Treinar essa virtude fará você chegar aos seus resultados, olhar para o caminho que percorreu e ver como valeu a pena o esforço.

Procurar um local que traga o relaxamento e, com isso, a interiorização pode ser uma boa ideia. Busque um espaço em que você tire um tempo para si, se conheça melhor e entenda como vai vencer o desafio.

Ir a um spa é uma boa escolha, já que o local proporciona essa atmosfera. Procure um espaço adequado e que ofereça recursos para melhorar o seu bem-estar, principalmente para ganhar motivação para novos desafios e etapas.

Busque inspirações

Inspirações são necessárias para diversas escolhas que você faz. Sejam elas pessoais, sejam profissionais, é bom ter um propósito que ajude a mudar a “chave” na cabeça e partir para uma vida mais saudável.

As inspirações estão espalhadas em pessoas, gestos, figuras históricas, histórias de vida e, principalmente, em casos como o seu.

Leia livros sobre personagens que conseguiram chegar ao emagrecimento e qual foi o caminho que trilharam, assista a filmes que retratam sobre objetivos difíceis. Temas ligados a dieta, como persistência, foco e lidar com as perdas são trazidos em narrativas cinematográficas.

Também converse com pessoas do seu círculo íntimo, que realmente querem o seu melhor, principalmente as que você sempre admirou porque alcançaram resultados incríveis em suas vidas.

Faça um diário de emagrecimento

Nada como um dia após o outro. Essa frase deveria ser a premissa de todo o diário, que traz em cada página o percurso até chegar ao objetivo final: o emagrecimento.

Manter essa escrita constante auxilia na sua motivação, pois mostra que, a cada novo dia, uma página deve ser preenchida com o que aconteceu ou que ainda deve acontecer.

Um diário é um espaço só seu, no qual você pode colocar todas as suas dores, comemorações, frustrações e descobertas que teve durante o emagrecimento. Escrever ainda serve como uma terapia e ajuda a organizar os seus pensamentos e perceber-se melhor.

No final, quem sabe esse diário não vira até um livro e você se torna a inspiração para outras pessoas?

Pratique atividades físicas

Incluir uma atividade física favorece o emagrecimento, já que, além de proporcionar a queima de calorias, também ajuda a reduzir a ansiedade típica do processo. Escolha sempre um exercício que lhe traga boas sensações e que esteja adequado com a sua busca, tanto para emagrecer como para promover bem-estar.

Isso deve ser priorizado porque o lado lúdico da prática vai tirar a ideia de sacrifício da jogada e entregar a ideia de prazer, aumentando a sua motivação.

Comemore as conquistas

Ao longo das semanas e meses de novos hábitos, você vai se deparar com alguns desconfortos, mas vai se surpreender com muitos benefícios. Essas conquistas, seja na perda de peso, seja na resistência à tentação de comer algo fora do cardápio, devem ser comemoradas.

Ações simples, muitas vezes, são as que têm um melhor sabor de conquista como se presentear com uma bela massagem, ouvir uma boa música e dançar, tomar um delicioso banho com sais e óleos essenciais, ou apenas fazer uma caminhada junto à natureza. Esses exemplos são pequenas ações que dão um impulso na sua jornada.

Compartilhe resultados positivos

Resultados positivos devem ser compartilhados, afinal, tudo que é bom deve ser evidenciado para que outras pessoas conheçam os benefícios.

Isso não quer dizer apenas sair compartilhando — literalmente — suas conquistas pelas redes sociais. Você pode fazer isso, sim, mas sem encher a sua motivação de “likes”.

Mais do que isso, converse com pessoas próximas e que até já tentaram dietas, fale sobre sua experiência e como está se sentindo melhor.

Tenha companhia

Ter alguém que apoie ou mesmo sirva como um ombro amigo para ouvir suas reclamações e desafios é muito importante. Afinal, emagrecer é uma mudança e tanto.

Irritabilidade e alterações de humor são alguns dos efeitos colaterais dessa mudança alimentar e, às vezes, é difícil encarar tudo sem apoio. Por isso, ter um amigo, familiar, marido, esposa ou outra pessoa de confiança para apoiar a sua busca é essencial.

Conversar com alguém sobre as mudanças e explicar também sobre como você está buscando ser mais saudável ajuda a aliviar a carga. Isso ajuda o outro a entender o seu posicionamento e os dias difíceis que enfrentará ao seu lado.

Isso alivia a situação e proporciona ainda mais a união de quem realmente gosta de você. Um momento único para estreitar laços e redescobrir pessoas.

Não arrume desculpas

Se há uma dieta e um objetivo a ser alcançado, não arrume desculpas para fugir deles e aliviar sua dor por um prazer muito curto. Isso só trará frustração quando você voltar à realidade e se der conta de que não fez nada para emagrecer.

Seja realista nesse momento, evitando distrações que, na sua cabeça, viram motivo para explicar o porquê de não ter conseguido cumprir uma meta.

Nesse ponto, assumir uma postura de atleta é fundamental para levar a cabo todo o programa que envolve o seu objetivo, como exercícios físicos, hábitos diários, sono, dieta alimentar etc.

Também, em conjunto com as dicas, é igualmente importante ter o acompanhamento de um nutricionista, que forma uma grande parceria, dando mais estímulo a você para emagrecer.

Quais são as formas de ter um emagrecimento consciente?

O emagrecimento pode ser o objetivo de muitas pessoas, porém, ainda assim, não existe uma fórmula universal para atingir esse resultado. Afinal tudo vai variar de acordo com o seu tipo de corpo, idade, rotina etc.

Além do mais, a motivação para que cada um alcance o emagrecimento também é algo variável de acordo com as intenções pessoais. Por esse motivo, é preciso incluir diferentes formas para alcançar o emagrecimento consciente. Veja alguns exemplos.

Determinar a sua motivação

Conforme mencionado, cada pessoa tem suas intenções ao atingir o emagrecimento, como estética, saúde, para praticar determinada atividade física, entre outras. O importante é que essa motivação esteja bem clara, pois isso reforça o comprometimento.

Além do mais, também é importante que você revise esses motivos diariamente, para que eles sirvam como um lembrete, caso você pense em desistir.

Ter expectativas realistas

Muitas pessoas recorrem a dietas mirabolantes e produtos fitness na expectativa de emagrecer de forma rápida. Porém, além de isso não ser uma atitude realista, pode também não ser saudável. Assim, é importante que você estabeleça metas reais e alcançáveis, para que você não se frustre e perca a motivação tão rapidamente.

Focar os objetivos

Embora seja necessário imaginar o resultado final para manter a motivação, focar só nisso pode desmotivar você a longo prazo. Isso porque, muitas vezes, esse tipo de pensamento gera desânimo e sobrecarga.

Portanto, é importante que você pense também a curto prazo e passe a focar também os objetivos diários para atingir esse resultado almejado. Por exemplo, para praticar exercícios físicos quatro vezes por semana, é necessário que você seja realista, trace metas alcançáveis, mensuráveis, específicas e baseadas no tempo.

Alguns exemplos desse tipo de meta podem ser: não comer doces durante a semana, caminhar meia hora por cinco dias, comer todos os dias quatro porções de legumes etc.

Definir um plano adequado ao seu estilo de vida

Existem inúmeras dietas, a maioria delas baseada no corte de calorias. Porém, esse tipo de prática, por mais que gere a redução de peso, pode causar o efeito sanfona e fazer com que você recupere esse peso no futuro. Por essa razão, é muito importante contar com a ajuda de um profissional para orientar uma dieta adequada para o seu estilo de vida.

Tirar o foco do peso

Por mais que muitas pessoas tenham como uma de suas principais motivações de emagrecimento o foco no peso, é fundamental que você passe a olhar essa reeducação no seu estilo de vida como uma melhoria para a saúde e a qualidade de vida. Assim, quando você atingir esse objetivo principal, a redução de peso será apenas uma consequência.

Quando você foca especialmente na redução de peso, há uma probabilidade muito grande de sentir culpa, caso coma algo que saia da dieta ou não cumpra os exercícios físicos conforme o estabelecido. Isso gera uma frustração que pode desmotivar você. Lembre-se de procurar fazer exercícios que lhe façam bem e não os trate como uma obrigação.

Vale reforçar que o resultado do emagrecimento sempre vai ao encontro também da autoestima, o que gera resultados prolongados na mente, aumentando a qualidade de vida de modo geral. Seguir essas orientações dará suporte e motivação para emagrecer, além de aumentar sua resistência e seu foco para toda a vida.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir também nosso post muito importante sobre os principais hábitos de vida saudável para o momento atual da pandemia do coronavírus!

10.449 visualizações8 comentários
bottom of page