top of page

Inflamação: um perigo silencioso

Todo mundo quer viver bem e com saúde, certo? Contudo, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer são hoje as maiores causas de mortalidade no Brasil. São doenças crônicas não transmissíveis que em geral começam silenciosas e com o tempo provocam perda de qualidade de vida, alto grau de limitação no trabalho, no lazer, isso sem falar no alto impacto na renda das famílias.


Aqui no Bálsamo Spa, falamos há muito tempo sobre as inflamações no corpo, primeiros sinais que revelam desequilíbrios na saúde física e mental. Pode começar como uma dor de cabeça persistente, fadiga frequente, dificuldade de ir ao banheiro, alergias, insônia ou irritabilidade.


E porque Inflama?

A maioria das inflamações são formadas quando não digerimos em tempo hábil o que comemos. O que não é digerido fermenta, produz pressão e calor. Comer é essencial e um dos prazeres da vida. Mas estamos comendo mal, comida ultraprocessada, cheia de conservantes, muito açúcar, óleo, sal. Todo esse excesso é demais para nosso corpo processar e o acúmulo de toxinas leva ao surgimento das inflamações crônicas, que acabam se transformando em doenças.


A Naturopatia, o método que adotamos no Programa Bálsamo, propõe técnicas naturais que buscam refrigerar, desintoxicar, desinflamar o organismo de forma gradual e segura.


Além da má alimentação, o sedentarismo, o estresse, a angústia, a falta de contato com a natureza, tudo isso tem afastado um grande número de pessoas de uma vida melhor. Segundo Pete Coe, naturopata, nutricionista e acupunturista "as galinhas sabem que pisar na terra é importante, os pássaros sabem que o ar é essencial, os gatos sabem que tomar sol é fundamental". Por isso, quando negligenciamos pequenos hábitos orgânicos, estamos negligenciando nossa qualidade de vida também. A Naturopatia é isso: entender que os elementos da natureza estão disponíveis para nos equilibrar, é de graça, e faz toda a diferença.


A saúde é a construção de práticas diárias, que tomam "algum" tempo mas que garantem "muito" tempo de boa vida. Então anote aí algumas dicas para implementar na sua rotina:


  1. Tenha uma boa alimentação, equilibrando grãos integrais, hortaliças, leguminosas, sementes, castanhas, frutas. Reduza o sal e o açúcar. Evite frituras e ultraprocessados;

  2. Beba água frequentemente;

  3. Tome sol pelo menos 10 minutinhos ao dia;

  4. Respire profundo, medite;

  5. Faça alguma atividade física;

  6. Evite refrigerantes, bebidas alcoólicas e cigarro;

  7. Cuide da higiene do sono: deixe as telas de lado, apague as luzes. Uma gotinha de óleo de lavanda no travesseiro é ótimo para acalmar;

  8. Cultive relações saudáveis;

  9. Faça pausas para fazer o que gosta;

  10. Conecte-se com a natureza.







40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page