Confira nossas dicas de como envelhecer com saúde disposição
top of page

Confira nossas dicas de como envelhecer com saúde disposição

Atualizado: 30 de jun. de 2020

Muita gente ainda tem a ideia de que a velhice é sinônimo de doença e dependência No entanto, não é bem assim que deveria acontecer. Saiba que é totalmente possível envelhecer com saúde e disposição, aproveitando o melhor que a vida tem a oferecer. Como?

A resposta é bem simples: mantendo hábitos saudáveis. Esqueça aquela imagem de idoso que precisa de ajuda para tudo. Neste post, ensinaremos como ter um envelhecimento natural e de maneira saudável, que vai te permitir longos anos de vida. Vamos lá?

Por que se preocupar com a velhice?

Por conta dos avanços na medicina, a população tem vivido cada vez mais. Se nos anos 60 a expectativa de vida do brasileiro era de 54 anos, hoje é de 75 anos. Mas não basta viver mais tempo, é preciso ter qualidade de vida. Afinal, queremos ter um dia a dia ativo e cheio de vitalidade.

O nosso corpo é como uma máquina, que tem prazo de validade. Uma hora, ela vai parar. No entanto, se cuidarmos bem dela, poderá durar por muitos e muitos anos, funcionando perfeitamente. Porém, se a gente não tem zelo por ela, é bem provável que ocorrerão diversos problemas devido ao uso e ao tempo.

Dessa maneira, é preciso se preocupar com o envelhecimento desde já. Quando mais cedo começarmos a cuidar da nossa máquina, maior é a probabilidade de envelhecer saudavelmente.

Como envelhecer com saúde?

Na lista dos países com maior expectativa vida estão: Japão, Espanha, Cingapura, Suíça e Coreia do Sul. O que todos eles têm em comum? Bons hábitos de vida. Cada um deles têm suas particularidades na maneira de viver, mas todos prezam por um estilo de vida mais saudável. Quer saber como envelhecer com saúde? Veja as nossas dicas.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação saudável é a chave do sucesso para ter mais qualidade de vida e bem-estar. É por meio dos alimentos que o corpo obtém os nutrientes necessários para funcionar bem. Mas não é só isso. Um cardápio rico em antioxidantes são capazes de combater o envelhecimento precoce.

Onde encontrar essas substâncias? Nos vegetais. Sendo assim, manter uma dieta rica e variada em frutas, verduras e legumes, além de cereais, leguminosas e oleaginosas ajuda a envelhecer com saúde. Não se esqueça da água, que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Pratique exercícios físicos regularmente

O nosso corpo foi feito para se movimentar. Se ficar parado por muito tempo, as articulações sentem e os músculos começam a atrofiar. Além do mais, as atividades físicas fazem muito bem à saúde de maneira geral, pois ajudam no controle do peso corporal, na prevenção de doenças e no condicionamento físico. Por isso, quem quer envelhecer de forma saudável precisa praticar alguma modalidade regularmente.

Preze pela saúde mental

Podemos dizer que o corpo é reflexo da mente. Se estamos bem psicologicamente, logo passamos a cuidar melhor do físico. Fora isso, os problemas emocionais mexem também com o fisiológico, desregulando a produção de hormônios e fazendo um efeito cascata que prejudica a saúde.

Sendo assim, cuide também da sua mente e das suas emoções. Pratique o autocuidado diariamente. Escolha atividades que façam bem, como viajar, meditar, dançar ou qualquer outra que lhe dê prazer. Tenha uma vida social ativa e passe bons momentos com quem você ama.

Para envelhecer com saúde é necessário manter bons hábitos de vida e abandonar os vícios, que tanto prejudicam o corpo. Assim, dá para aproveitar a velhice com disposição e independência e deixar para trás o conceito de que a terceira idade é sinônimo de problemas.

Gostou do nosso post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais. Dessa forma, seus amigos também vão entender a importância de ter um estilo de vida saudável para ter um bom envelhecimento.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page