top of page

Confira 7 dicas para começar sua reeducação alimentar

Abrir mão de hábitos alimentares pode ser difícil, mas é possível com determinação. Os motivos para a mudança são diversos: emagrecimento, busca por uma melhor qualidade de vida ou prevenção de doenças. Seja qual for o seu, há várias formas de fazer reeducação alimentar sem ser doloroso.

A reeducação alimentar é um processo longo e gradual, diferente de uma dieta, em que a mudança pode ser repentina. Reeducar o cardápio requer alterações de quantidades, tipos e periodicidades de se alimentar; assim, a adaptação é gradativa, proporcionando prazer e ganhos a longo prazo.

Assim como na vida, com persistência e foco, a reeducação alimentar também leva a benefícios duradouros. Então, descubra 7 dicas para fazer reeducação alimentar e tenha uma vida saudável!

1. Planeje o seu cardápio

O passo inicial para a reeducação alimentar é a mudança do cardápio. Isso não significa que você deve mudar completamente sua alimentação, mas consumir produtos naturais e saudáveis frequentemente.

Você pode separar quais legumes, frutas, verduras e produtos livres de conservantes que gosta mais de comer. Inclua eles em uma lista e distribua-os durante o menu semanal, para que você não repita pratos.

Esse também é um modo de fazer seu paladar se acostumar com os sabores, causando menos resistência. Com o tempo, inclua mais alimentos saudáveis para aumentar a variedade do cardápio.

2. Beba dois litros de água por dia

A água é parceira na mudança de estilo de vida e na reeducação alimentar. Ela ajuda a proporcionar ganhos na saúde, fazendo com que o efeito da mudança alimentar seja alcançado em poucas semanas.

A bebida auxilia na eliminação de toxinas e gorduras do corpo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma mais fluida. A água também auxilia nos processos de metabolização do organismo, favorecendo a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos.

3. Determine intervalos na alimentação

A alimentação saudável também exige que você faça pequenos intervalos entre cada refeição. Entre seu café da manhã, almoço e jantar, devem ter alguns lanchinhos saudáveis. Isso favorece também que você tenha sempre energia no corpo para fazer suas atividades e ter uma vida mais ativa.

Um organismo carregado em nutrientes faz com que seu cérebro funcione melhor, já que ele precisa de energia para trabalhar a todo vapor. Pensar consome energia e será mais fácil ter boas ideias com o estômago abastecido de comida de verdade.

4. Tenha praticidade para fazer os alimentos

Uma dica essencial na hora de fazer uma mudança a longo prazo e definitiva em seu modo de se relacionar com a alimentação é buscar a praticidade.

Para fazer isso, separe os alimentos em porções, coloque-os em potes ou sacos plásticos devidamente fechados e, se possível, à vácuo. Congele aquelas comidas que você só quer fazer a longo prazo e deixe na geladeira aquelas que você vai consumir em até três dias.

Nesse quesito, você pode optar pelos alimentos congelados da Bálsamo Congelados, que oferecem praticidade e opções saudáveis para realizar sua reeducação alimentar. Também são livres de conservantes e aromatizantes que causam problemas de saúde e alteram o sabor dos alimentos.

Na hora de preparar os alimentos, evite fazer receitas complicadas ou demoradas. Comece pelo simples: saladas, legumes no vapor, massas ou cereais integrais, e sucos naturais são opções práticas e saudáveis.

5. Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são fáceis de preparar, pois muitos são semiprontos e conservam sabores que agradam você naqueles dias de fome. Contudo, não são as melhores opções na reeducação alimentar.

Industrializados são cheios de conservantes e aromatizantes, que dão uma sobrevida ao alimento e garantem sabores fortes que viciam nosso paladar. Porém, são prejudiciais à saúde se ingeridos em excesso, podendo acarretar intoxicações do organismo gerando doenças como diabetes, hipertensão e problemas circulatórios.

Se você quiser comer alimentos industrializados, que seja o mínimo possível e poucas vezes ao mês. Quando você estiver habituado aos benefícios dos alimentos saudáveis, talvez nem queira mais essas opções.

6. Reduza o consumo de açúcar e frituras

O açúcar e as frituras são vilões escondidos nos alimentos que muita gente não consegue evitar. Porém, nem tudo que é bom vale a pena.

O açúcar consumido em excesso aumenta o risco de diabetes, infarto e doenças que afetam a circulação sanguínea. Em demasia, ele pode entupir veias e artérias, pois a glicose que não é usada para fornecer energia fica acumulada no corpo em forma de gordura.

Para reduzir o seu consumo, coloque a cada dia menos açúcar em seus alimentos. Assim, o seu paladar se acostuma sem sofrer com aquela sensação amarga que é tirar o açúcar de vez do cardápio.

O mesmo vale para as frituras, que são encharcadas em óleo de cozinha, o que causa danos à saúde como o aumento do nível de colesterol ruim (LDL) e risco de derrame, infarto e outros problemas.

Além de reduzir o seu consumo, você pode substituí-lo por óleo de coco, gergelim ou azeite extra virgem, que são alimentos mais saudáveis. 

7. Compre apenas alimentos saudáveis

Quando for ao supermercado, visite a sessão de frutas, legumes, verduras e também busque opções saudáveis de outros alimentos. Isso ajuda a manter você longe do corredor de doces e alimentos industrializados.

Alimentar-se com opções saudáveis renovará de vez seu organismo, melhorando todas as suas funções e trazendo mais disposição, além de melhorar o modo de se relacionar com a alimentação e com a vida de modo geral.

Há vários tipos de alimentos saudáveis para você incluir em seu dia a dia, como:

  1. Frutas;

  2. Verduras;

  3. Legumes;

  4. Castanhas;

  5. Sementes;

  6. Cereais integrais — arroz, quinoa, aveia, etc;

  7.  Açúcar mascavo — em um uso moderado, é mais saudável do que o refinado.

Além de seguir essas dicas, é imprescindível que você tenha paciência e persistência e não queira resultados rápidos. Esse é um aprendizado que requer dedicação e tem como resultado mais qualidade de vida.

Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e espalhe essas dicas para os amigos e família!

47.760 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo

11 commentaires


Fabio Dantas
Fabio Dantas
05 août 2022

A reeducação alimentar é um processo longo e gradual, diferente de uma dieta, em que a mudança pode ser repentina. Reeducar o cardápio requer alterações de quantidades, tipos e periodicidades de se alimentar; assim, a adaptação é gradativa, proporcionando prazer e ganhos a longo prazo.


De forma resumida, a dieta é uma ação corretiva para sanar um problema (No caso obesidade) de uma forma mais rápida, por isso ela consta com restrições alimentares.

Porém, nada adianta se após a dieta não houver um planejamento alimentar adequado, para se manter saudável e consequentemente dentro do seu peso ideal. A reeducação alimentar é o fator principal para ter uma qualidade de vida boa.


Tenhos artigos sobre emagrecimento no meu Blog, vou deixar…


J'aime

Tinna Barbosa
Tinna Barbosa
28 févr. 2022

Amei as dicas, vamos começar!

J'aime

Gui SCCP
Gui SCCP
28 févr. 2022

Começando a mudança! Eu era completamente viciada em hambúrgueres, refrigerantes, batatas fritas, pizzas, doces e tudo mais que pudesse além de me fazer sentir coisas como malestar estomacal, azias entre muitos outros problemas que uma alimentação pode gerar. E assim acontece com a maioria das pessoas, nós somos levados a adquirir, por causa de uma vida muito corrida, hábitos nada saudáveis que acabam gerando resultados catastróficos em nossa forma fisica, e em nossa saúde. Hoje, embora eu não possa dizer que só me alimento apenas de germe de trigo, legumes, e frutas frescas colhidas em minha horta, geralmente como mais saudável do que jamais fiz na vida. E tudo isso porque decidi mudar, cansei de ficar em meu emagrece engorda,…


J'aime

jucilanecosta07
09 févr. 2022

Olá adorei seu conteúdo! Emagreça com saúde, descubra como reduzir drasticamente suas gorduras corporais em poucos dias ✔LINK oficial acesse ✅bit.ly/receitasparasecar2022A

J'aime

Gabi Soares
Gabi Soares
25 mai 2021

Ooi pessoal, vocês também têm dificuldade para emagrecer? Estão precisando

reduzir sua gordura corporal drasticamente? As dicas desse post são maravilhosas.

Tô querendo tanto melhorar minha autoestima que fui pesquisar muito na internet

sobre alimentação saudável e mudança de hábitos em sites confiáveis. E gente,

olha que legal eu achei nas minhas pesquisas, até já me inscrevi:


http://bit.ly/reduzasuagorduracorporal

J'aime
bottom of page