Como conseguir parar de fumar? Veja 7 dicas para alcançar saúde e bem-estar!

Atualizado: Jun 30

Cada vez mais pessoas se conscientizam de que o tabagismo é um gerador de muitos problemas de saúde, tanto físicos quanto psicológicos. Embora elas entendam a necessidade de interromper o vício, como conseguir parar de fumar é a maior questão. Sabemos que, na maioria dos casos, não é fácil.

Para se ter uma ideia, o hábito de fumar é responsável por quase 100% das mortes por câncer de pulmão, 30% dos óbitos por outros tipos de câncer, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar e 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio.

Além disso, hipertensão arterial, trombose, impotência sexual, doenças respiratórias e outras tantas enfermidades também podem ter a causa no tabagismo. Por isso, quem quer manter a saúde em dia e ter longevidade deve ficar longe do cigarro.

Você fuma, mas quer parar com esse hábito? A boa notícia é que, em poucos dias sem o tabaco, é possível sentir as melhoras. A seguir, você conferirá 7 dicas que trouxemos para o ajudar a largar de vez esse vício. Vamos lá?

1. Marque uma data

O primeiro passo é marcar uma data para parar de fumar. Sem um dia certo, fica mais fácil adiar o momento e deixar sempre para depois. No final das contas, meses e anos passam nessa de “um dia eu paro”. Na ocasião marcada, não pense como um momento de sofrimento, mas, sim, de um passo muito importante para a sua vida e para a sua saúde.

Essa data deve ser lembrada como um recomeço, por isso, não haja com tristeza ou pesar. É interessante ter algo para distrair nos primeiros dias sem cigarro. Chicletes sem açúcar, vegetais crus cortados em palitos e água podem ajudar.

2. Comece aos poucos

Depois de marcada a data, que tal começar a reduzir o cigarro aos poucos? Assim, quando chegar o momento de parar de fumar, você já estará acostumado com uma menor quantidade de cigarros, o que pode facilitar (e muito) o seu livramento.

Se você fuma 20 cigarros diariamente, por exemplo, passe para 19, depois, para 18, e assim gradativamente até o dia em que encerrará o hábito de vez.

3. Mude a rotina

Geralmente, os fumantes têm uma rotina que inclui os horários de pausa para acender um cigarro. Ao acordar, depois do café, no intervalo do trabalho, depois do almoço etc. Além disso, costumam também ir a lugares específicos para fumar, como a varanda ou determinada janela.

Sendo assim, modifique a sua rotina para tentar enganar os seus hábitos e evite os locais em que você costuma fumar. Por exemplo, se você acordava, tomava banho, fumava e ia tomar café, experimente acordar, comer e, então, ir para o banho.

O cafezinho também pode ser motivo para fumar. Se você é desses que associa a bebida ao cigarro, deixar de tomá-la por algum tempo pode ajudar. Afastar “gatilhos” que desencadeiam a vontade de fumar é uma boa ideia.

4. Adote uma alimentação saudável

Uma das maiores reclamações e medos de quem parou de fumar ou deseja parar é o ganho de peso. Não é incomum que os ex-fumantes engordem nos primeiros meses. Isso porque o cigarro mascara a fome, logo, sem ele, a pessoa passa a se alimentar mais. Ainda há a ansiedade, que aumenta nesse tempo.

Por isso, é importante se preocupar com a alimentação, evitando os alimentos gordurosos e cheios de açúcares. Como eles também viciam o cérebro por serem prazerosos, são muito usados, mesmo que sem intenção, como substitutos do cigarro, e isso não é o ideal.

Aposte em um cardápio saudável e que promova a produção de serotonina, que é o hormônio do prazer e do bem-estar. Alimentos ricos em triptofano são os ideais, como banana, leite, ovos, castanhas, semente de abóbora, aveia e outros que também ajudam a diminuir a ansiedade.

5. Pratique atividades físicas

A atividade física ajuda de duas maneiras a quem quer parar de fumar. A primeira é como aliada para manter o peso corporal, já que, como explicamos, é possível haver um ganho de peso por conta da ansiedade. A segunda é como fonte de prazer.

O cigarro traz sensações de relaxamento ao fumante, por isso é tão viciante. A prática regular de atividades físicas também atua nesse sentido, liberando hormônios ligados ao bem-estar. Assim, se você ainda não pratica, é interessante começar o quanto antes.

6. Passe um tempo em um spa

Muita gente tem a ideia de que um spa está relacionado apenas ao emagrecimento, mas isso não é verdade. Além de auxiliar no processo de perda de peso, esse local é de busca pelo bem-estar em todos os sentidos. Afinal, o incentivo aos hábitos saudáveis é importante para todos que querem ter uma melhor qualidade de vida.

Sendo assim, é uma ótima opção para conseguir parar de fumar, pois, ali, você tem um apoio a um estilo de vida saudável, cuidando do corpo e da mente. O aprendizado do autocuidado é essencial para manter a decisão de largar o cigarro.

A reeducação alimentar, a prática de exercícios físicos, a terapia corporal, o Day Spa e a meditação, por exemplo, são hábitos proporcionados no spa. Cercado de bons profissionais, é bem mais fácil, não é mesmo?

7. Saiba lidar com as recaídas

As recaídas são mais comuns do que você imagina. Muitos ex-fumantes tiveram que tentar algumas vezes até conseguir. O segredo do sucesso de quem conseguiu parar de fumar é nunca parar de se esforçar. Dessa maneira, não se culpe se não resistir a um cigarro no meio do caminho.

Leve isso como um aprendizado e pergunte-se: “O que me fez fumar novamente?”. Feita essa reflexão, tome cuidado para que, na próxima vez, você não caia na mesma “armadilha”.

Sabemos que descobrir como conseguir parar de fumar não é uma tarefa fácil. No entanto, com a ajuda de profissionais para adquirir bons hábitos de vida, é totalmente possível. Portanto, busque um lugar em que você possa ser acolhido da melhor forma e que tenha recursos para ter um estilo de vida mais saudável. O Bálsamo Spa é um refúgio que oferece os cuidados essenciais para o reencontro com a saúde e o bem-estar.

Gostou da ideia de passar um tempo se cuidando? Então, entre em contato com o Bálsamo Spa e marque a sua visita!

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Bálsamo Spa Natural

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