Alimentação Infantil x Prevenção ao Câncer

Alimentação Infantil x Prevenção ao Câncer


A alimentação saudável aliada à prática de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, pode evitar aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser prevenidos.


As crianças devem receber uma atenção especial quando o assunto são hábitos alimentares e estilo de vida, visto que esses são resultados dos estímulos recebidos pelos pais, familiares, amigos e mesmo da escola. Incentivar as crianças a adotarem um estilo de vida mais saudável, com a ingestão de alimentos naturais, prática de atividades físicas e o controle ideal do peso, auxiliarão no processo preventivo de doenças graves como o câncer.


É importante lembrar que câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas e internas que podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. Segundo o INCA, cerca de 80 à 90% dos casos de câncer são decorrentes de fatores externos.


Uma alimentação inadequada rica em gorduras, açúcares, ultraprocessados, embutidos e alimentos prontos, aliada ao aumento de peso e um estilo de vida sedentário podem contribuir para aumentar o risco de diferentes tipos de câncer na infância. É tão comum vermos crianças ingerindo cada vez mais biscoitos, sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos, frituras e alimentos industrializados, oferecidos tão facilmente por serem rápidos, acessíveis e com um sabor atraente.


No Bálsamo Spa temos a convicção de que a saúde se inicia pelo prato, por esse motivo a alimentação natural vegetariana é a base de todo o processo de cuidados e de resgate da saúde. Alimentar-se de forma consciente, selecionando e combinando os alimentos de forma a facilitar a digestibilidade e a absorção do nutrientes, facilita o trato intestinal, melhora o funcionamento interno dos órgãos e estimula a regulação de todo o corpo. Esses são alguns dos princípios da Naturopatia, onde cuidar da saúde é algo essencialmente natural.


Dicas para prevenção do câncer infantil


A primeira dose de saúde vem do leite materno.

O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.


Alimentação saudável é bem melhor que remédio. Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal, desde o início da infância, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, pode prevenir o câncer. Em contrapartida, alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo e bebidas adoçadas devem ser evitados e desestimulados na alimentação infantil.


Atividade física faz parte da rotina. Você pode incentivar a criança a brincar na rua, jogar bola, andar de bicicleta, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, ou buscar modalidades como a natação, judô entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que a criança goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento coletivo, prazeroso e divertido com a família e amigos.


De olho na balança.

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e realizar atividade física. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividade física.


Dê um chega pra lá nos processados. Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.


Banhos de sol. É essencial para o desenvolvimento saudável banhos de sol regulares, principalmente para a absorção da vitamina D. Se não for possível a exposição ao sol de corpo inteiro, estimule a prática de atividades ao sol, como uma brincadeira no parquinho, cuidar de um jardim, um esporte ao ar livre, empinar pipa, entre outros.


Crianças longe do cigarro!

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas presentes no cigarro são inaladas por fumantes e não fumantes (fumantes passivos). Então, para a saúde das crianças, nada de cigarros no mesmo ambiente.


Fonte: https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

Bálsamo Spa Natural

(61) 3033-3397 ou (61) 99654-6881

SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015

Lago Norte – Brasília – DF
contato@balsamospa.com.br

  • Bálsamo Spa
  • Bálsamo Spa