O que são os oligoelementos e seus benefícios para a saúde.
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Afinal, o que são os oligoelementos?

Os oligoelementos, apesar do nome estranho, nada mais são que microminerais indispensáveis às funções celulares. Oligo significa "pequena quantidade", por isso dizemos que determinados minerais e metais, em pequenas quantidades, desempenham importantes funções metabólicas sem o risco de causar toxidade ao organismo.


A principal forma de abastecer o organismo com estes elementos é através de uma alimentação diversificada e balanceada. Os oligoelementos são fundamentais na formação de ossos e dentes, regulam o equilíbrio hídrico, e também auxiliam a transformar alimentos em energia, entre outros processos celulares e metabólicos.


Benefícios dos oligoelementos na alimentação:



Cromo


Função – intervêm na atividade da insulina


Principais fontes – cereais, noz, amêndoas, frutos secos, 


Carência – intolerância aos açúcares, irritabilidade, perturbações neurológicas.


Excesso – problemas renais, risco de cancro dos brônquios.


Flúor

Função – faz parte da constituição dos ossos e do esmalte dentário


Principais fontes – águas minerais fluoretadas, chá e cereais


Carência – cáries dentárias, risco de osteoporose


Excesso – lesões dentárias, fluorose, lesões ósseas


Ferro

Função – transporta o oxigênio, indispensável às oxidações celulares. 


Principais fontes – soja, lentilhas, amêndoas, figo

Carência – anemia, baixa imunidade


Excesso – hemorragias intestinais



Iodo

Função – necessário à síntese das hormonas tiroideias, favorece o crescimento e o desenvolvimento mental


Principais fontes – sal iodado, algas, vegetais cultivados em solo iodado. 


Carência – moleza, apatia, bócio, hipotiroidismo


Excesso – alergias, visão com halo, tremores, taquicardia


Zinco


Função reconhecida – necessário à síntese da insulina de certos ácidos nucleicos. 


Principais fontes – cogumelos, levedura, cereais completos


Carência – altera o gosto, odores, pele perturbações do crescimento, hipotrofia sexual masculina


Excesso – febre e náuseas, tosse, fadiga generalizada


Magnésio

Função – Presente nos ossos e nos dentes, necessário às combustões celulares 


Principais fontes – legumes verdes, cereais, cacau, mel, amêndoa, noz


Carência – náuseas, convulsões, espasmos musculares, ansiedade, tremores, insônias 


Excesso – perturbações nervosas centrais, perturbações neuromusculares, hipotensão, perturbações cardíacas


Fontes:

http://sociedadevegan.com/oligoelementos-funcao-celular/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/oligoelementos/17451

https://www.infoescola.com/bioquimica/oligoelementos/


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