6 principais tipos de Ioga que você deveria conhecer

Atualizado: Jun 30

As pessoas, geralmente, entendem a Ioga como uma prática de exercícios físicos combinados com inúmeras posturas corporais inatingíveis para a maioria delas. Contudo, trata-se de um conceito muito mais amplo, que une o controle do corpo, da respiração e dos pensamentos e que nos leva a um estado de consciência em que nos percebemos conectados com o presente e com quem somos.

Por ser uma atividade milenar, muitos tipos de Ioga foram desenvolvidos ao longo do tempo. Todos eles trazem o equilíbrio entre mente, corpo e espírito, além de corrigirem distúrbios musculares e posturais, melhorarem a concentração e a capacidade respiratória e aliviarem o estresse.

Neste post, falaremos sobre alguns tipos de Ioga para que você se familiarize com o conceito e veja qual deles desperta o seu interesse. Boa leitura!

1. Hatha Yoga

É considerada a vertente clássica do Ioga e, também, uma das mais populares, pois a prática espiritual usa ásanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) como meio para melhorar o condicionamento físico, fortalecer o copo e aumentar a flexibilidade.

As posturas são realizadas individualmente, não seguindo uma ordem ou um ritmo específico. O grau de dificuldade é determinado pelo tempo que se permanece em cada postura e é um estilo indicado para os iniciantes que querem conhecer melhor o Ioga.

2. Kundalini Yoga

Esse é um tipo bastante reflexivo, individual e contemplativo de Ioga. Os ásanas do Hatha Yoga são usados, mas com diferentes ritmos de respiração, o que estimula a liberação da energia que se concentra na base da coluna (ou Primeiro Chakra).

Com isso, equilibram-se os demais Chakras, atingindo-se níveis elevados de consciência, de bem-estar e de plenitude. Tem forte ligação com a Ayurveda, aumentando a conexão da mente com o corpo.

3. Iyengar Yoga

Esse tipo de Ioga busca o alinhamento do corpo, da mente e do espírito por meio da respiração e da permanência nas posturas. Por causa disso, a prática promove flexibilidade e força, o que evita lesões e eleva o estado de equilíbrio e a consciência corporal.

O ritmo é ditado pelo praticante e esse estilo também é recomendado para quem está iniciando, para quem deseja corrigir a postura ou para quem tem qualquer limitação física.

4. Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga enfatiza a sincronização dos movimentos posturais com a respiração em seis séries de ásanas fixos que formam uma sequência a ser repetida na mesma ordem. As posturas são bastante desafiadoras e o praticante só passa para a série seguinte após ter dominado a anterior.

O avanço é determinado pela capacidade de cada pessoa e os exercícios são mais intensos e estimulantes, conferindo força e flexibilidade. A respiração profunda e contínua aumenta a consciência corporal.

5. Raja Yoga

Também conhecido como Ioga Real, esse estilo está intimamente ligado ao desenvolvimento do lado espiritual e menos focado no esforço físico. Por isso, os ásanas não são muito desafiadores, mas como a prática dá ênfase para o controle mental, esse tipo é indicado para quem já tem o hábito de meditar.

6. Tai Yoga

Essa é uma prática bastante antiga, mas só agora tem recebido atenção do público. Também é conhecida como Tai Yoga Massagem, pois os ásanas são mantidos pelo instrutor. Ou seja, os fundamentos dos movimentos e da respiração do Ioga estão presentes, mas é o terapeuta quem estimula as posturas no praticante, que fica imóvel.

É um tipo passivo de Ioga, que também tem os benefícios da massagem na sua execução. Não tem contraindicação e é extremamente relaxante.

Apresentamos algumas das inúmeras vertentes do Ioga e a ideia não é exatamente praticar todas elas, mas que você encontre uma que tenha mais a ver com os seus objetivos e que combine com o seu estilo de vida. Além da melhoria na condição física, a atividade favorece o autoconhecimento, alivia o estresse e as angústias diárias, nos conectando com o aqui e o agora.

Para praticar qualquer tipo de Ioga é importante buscar um lugar que compartilhe os ideais dessa atividade. Aqui no Bálsamo Spa acreditamos que o caminho para a construção de uma vida com mais qualidade se dá por meio dos hábitos que escolhemos manter no dia a dia, que proporcionam uma saudável harmonia do corpo com a mente e o espírito.

Está sentindo necessidade de relaxar e acalmar a mente? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a cuidar mais de si!

37 visualizações

Bálsamo Spa Natural

(61) 3033-3397 ou (61) 99654-6881

SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015

Lago Norte – Brasília – DF
contato@balsamospa.com.br

  • Bálsamo Spa
  • Bálsamo Spa